quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Roma- a vida e os imperadores

Casa Fiat de Cultura, 29 de Novembro de 2011

       A exposição Roma - a vida e os imperadores, que esta acontecendo na Casa Fiat de Cultura, retrata a historia de Roma desde os primórdios de sua existência, quando, segundo a lenda Tróia caiu e Enéias conseguiu salvar-se da cidade que ardia em chamas carregando o pai nas costas e o filho pela mão, cujos descendentes futuramente fundaram a cidade de Roma. A exposição retrata a divisão de classes dentro do império, as conquistas territoriais dos romanos, a riqueza do império, os imperadores e suas particularidades, o dia-a-dia da população em geral. Pode-se ver claramente a influência Grega nos costumes romanos, e conseqüentemente a influência romana na civilização atual, como no sistema político e econômico, o código de leis, a arquitetura, a religião politeísta (inspirada na religião grega) além da influencia da língua Latina no ocidente.
       A exposição é uma retomada do nosso passado, é olhar para trás e entender de onde veio nossa sociedade, nossos costumes, é uma forma atrativa e interessante de entender a historia.  As esculturas romanas, com grande influência grega, nos remetem ao renascimento que séculos depois ira retomar essa estética artística da antiguidade clássica greco-romana, influenciando todos os campos da sociedade como podemos exemplificar com o livro ”O Príncipe“ de Nicolau Maquiavel, escrito na época do renascimento, dedicado a Lourenço II, dando conselhos sobre como ele deveria governar seu reino, onde o que foi escrito no livro pode ser imediatamente associado as frases ditas por imperadores romanos que estão expostas nas paredes da exposição. 
        Tudo isso deixa claro a influência romana na sociedade, mesmo depois que Roma caiu. Foi um império tão poderoso e suntuoso que não foi destruído completamente. Junto com as ruínas de Roma, permaneceu toda uma estrutura de vida criada pelos romanos, que é usada até hoje. A exposição está encantadora, é uma viajem no tempo, é o reconhecimento do surgimento da estrutura da sociedade vigente atualmente, vale muito a pena ser vista e apreciada com a maior atenção possível, pois os detalhes são extremamente interessantes. Roma foi à raiz da nossa sociedade, e entender o que foi Roma, é entender um pouco mais sobre a sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário