sábado, 29 de outubro de 2011

Território Nu- FID 15 anos

Teatro Oi Futura Klauss Vianna, 27 de outubro de 2011

       O FID (Fórum Internacional de Dança), criado em 1996 tem como objetivo principal difundir a dança contemporânea, formar novos públicos para tal, criar uma platéia critica, democrática e oferecer informação de qualidade. Ao longo de seus 14 anos o FID promoveu vários espetáculos culturais, lançamentos de livros, debates, exposições entre outros e comemora nesse ano de 2011 quinze anos de existência, trazendo para o público uma programação comemorativa impressionante.
       Um dos espetáculos já apresentado se chama Território Nu, da Cia. Mario Nascimento, criado no ano de 1998, em São Paulo, pelo coreógrafo Mário Nascimento e o compositor Fábio Cardia, e hoje está situado em Belo Horizonte. O espetáculo aconteceu na noite de estréia do FID 15 anos e tem como abordagem principal o território no sentido de área delimitada na posse uma pessoa, ou um grupo, estabelecendo relações de poder, domínio sobre determinado espaço. Território Nu é descobrir, conquistar novos espaços é superar os desafios, ir em busca da construção de um futuro o que representa a própria historia da Companhia Mário Nascimento.
    O espetáculo compreende maravilhosamente seu objetivo de criar uma platéia critica e democrática, abordando aspectos das relações de poder vividas na sociedade atual, como a conquista de novos territórios. Apesar de a obra fazer uma metáfora com a própria historia da Companhia, pode ser vista também como a metáfora da vida de qualquer um de nos em busca de novos territórios, de novas conquistas, de enfrentamento de obstáculos, ou uma metáfora da própria sociedade em geral, na busca de direitos e igualdade. O espetáculo é encantador, trás movimentos corporais impressionantes, que prendem a platéia, e a deixa maravilhada. É uma mistura de sentimentos, emoções, força, sorrisos e suavidade que encanta a todos atingindo perfeitamente seu objetivo social, moral e de entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário